Loading...
Imagem
Imagem

Os benefícios do Business Intelligence, da gestão data driven e do MS Power BI para seus negócios

A gestão baseada em dados é uma das estratégias de negócios que mais tem crescido entre empresas de todos os setores. Isto porque a tomada de decisões orientada por informações bem estruturadas, que tem na utilização de ferramentas de Business Intelligence um de seus principais pontos de apoio, traz benefícios como aumento na capacidade analítica e de planejamento do futuro, desenvolvimento de serviços, produtos, discursos e ofertas mais adequados aos públicos estudados, maior adaptabilidade e reações rápidas às mudanças do mercado, ganho de eficiência nas ações diárias, entre outros.

Em outras palavras, quem faz a gestão orientada por dados troca o achismo pelo embasamento.

No artigo de hoje, vamos nos aprofundar na estratégia data driven e, principalmente, no BI, plataformas de software que permitem melhorar a coleta, armazenamento, processamento e interpretação dos dados, ajudando os profissionais a transformarem esses conteúdos em informações que geram valor para o negócio.

O QUE É UM SOFTWARE DE BI?

Para começar, vamos detalhar um pouco as plataformas de BI.

Business Intelligence não se trata só de software, e sim de um conjunto que inclui os sistemas, métodos, práticas e processos de trabalho com dados, mas, no que tange especificamente à base tecnológica, estas plataformas são as mais conhecidas para este tipo de aplicação, e por elas as empresas conseguem realizar a análise computacional de dados estruturados e não estruturados, extraindo conhecimento a partir disso.
Com base nessas ferramentas, as organizações conseguem planejar, realizar e gerenciar negócios com base em informações reais, bem analisadas e distribuídas. Tanto é assim que marcas como Netflix, Spotify, Disney e Itaú são exemplos mundiais de uso do BI e da estratégia Data Driven, obtendo sucesso incontestável a partir do direcionamento de ações com base em dados.

POR QUE USAR

Se a citação dos cases de BI acima não for suficiente para mostrar como a Inteligência de Negócios pode trazer grandes resultados, temos também outras motivações para citar.

Uma delas, o estudo da Forrester Research, intitulado Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, que mostra que empresas usuárias da cultura data driven tendem a crescer mais de 30% ao ano, em relação às que não fazem uso dessa estratégia.

Outros números que ajudam a ver o poder do BI aplicado ao crescimento dos negócios: só em 2021, a taxa global de adoção de sistemas dessa linha foi de 26%, movimentando mais de US$ 24,05 bilhões, segundo pesquisas da Fortune Business Insights e Research and Markets.

Entre as companhias que adotaram o Business Intelligence, a maioria alcançou poder de tomada de decisões até cinco vezes mais rápidas e certeiras do que as que não usaram. Na contramão, o mesmo levantamento mostra que organizações que não usam BI deixam até 97% dos dados coletados sem uso e, nestas, 74% dos funcionários se sentem desmotivados ou sobrecarregados ao trabalhar com dados.

O QUE USAR

Existem muitas plataformas de BI no mercado. Dentre elas, algumas se destacam, como o Microsoft Power BI, ferramenta do gênero mais utilizada no mundo, com participação de mercado de 36%.

Líder do Quadrante Mágico do Gartner, o MS Power BI é a escolha de mais de 150 mil empresas em todo o mundo, incluindo 97% daquelas listadas pelo ranking Fortune 500, e em todas elas, sejam de maior ou menor porte, ajuda os usuários a visualizar, organizar, analisar e compartilhar dados com facilidade, podendo ser usado para criar painéis, relatórios e visualizações analíticas interativas, baseadas na web e habilitadas para dispositivos móveis.
Pesa também a favor do Power BI o fato de ter integração total com as ferramentas do pacote Microsoft Office, incluindo Word, Excel, SharePoint, entre tantas outras ferramentas do universo MS que são utilizadas diariamente pelas áreas de negócio das empresas mais diversas, o que facilita a sinergia de trabalho entre todas as plataformas e o acesso aos dados distribuídos nos variados tipos de arquivos das organizações.

COMO USAR

Para aderir a uma gestão data driven, o primeiro passo é trabalhar na cultura da tomada de decisões orientadas por dados, e neste caminho a adoção da ferramenta de BI é um marco importante.

Em todas estas etapas, é fundamental ter ao lado um parceiro de negócios para auxiliar nas questões relativas à organização dos dados e fontes, consultoria em processos, suporte e treinamento a usuários, implementação do BI e integrações, entre outros pontos ligados a esta estratégia e que são essenciais para o seu sucesso.

A Constat atua em todas estas demandas. Trabalhamos com consultoria, implementação e suporte no Microsoft Power BI, somando a experiência de mais de 3 décadas no mercado de serviços para apoio à estratégia de negócios e a habilidade de gerenciar pessoas, processos e tecnologia, o que resulta em um aliado disposto a entender e auxiliar as empresas em suas trajetórias rumo à adoção bem-sucedida de uma cultura data driven.

QUEM JÁ USA

Como parceiros certificados da Microsoft, além de atuar com o MS Power BI, também ajudamos companhias dos mais diversos ramos a extrair ao máximo os benefícios das soluções do pacote Office e outros ambientes Microsoft para seus negócios.

Na área específica de BI, recentemente desenvolvemos um projeto para um cliente do segmento de cooperativas de crédito, ajudando na adoção do MS Power BI em três semanas e auxiliando as unidades usuárias no manejo da solução. Com isso, a empresa hoje comemora um retorno muito positivo da utilização dos dados na orientação de suas estratégias, sendo uma delas voltada ao próprio controle do parque Microsoft, já que o cliente passou a visualizar todos os produtos que possui contratados junto a este fabricante, controlando licenças, subutilizações, possibilidades de redirecionamento e outros itens que otimizam seus investimentos e resultados.

Saiba mais sobre o universo Microsoft, o Power BI e todos os benefícios que pode trazer para o seu negócio, clicando aqui.