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Business Intelligence (BI): O que é e como aplicar?

Você tem utilizado a “era dos dados" a favor do seu negócio? Uma pesquisa da Harvard Business Review Analytics Services mostrou que, em 2019, mais de 70% das empresas já fundamentavam suas decisões em dados externos e internos. Business Intelligence é uma estratégia baseada em dados para trazer melhores resultados ao negócio. Saiba mais sobre o que é e como aplicar.

 

O que é Business Intelligence?
O termo Business Intelligence envolve todas as estratégias, técnicas, dispositivos e tecnologias que uma empresa pode usar para coletar dados, analisá-los e atribuir sentido a eles. A partir disso, eles poderão ser usados na tomada de decisões mais inteligentes e estratégicas.

 

Dados para a tomada de decisão
Um dos grandes benefícios do BI é favorecer a tomada de decisão. O cotidiano de todo empreendedor ou gestor é marcado por uma sequência de decisões a serem tomadas e que vão causar impacto sobre o negócio. Portanto, elas precisam ser assertivas.

Com o BI, é possível ter em mãos dados palpáveis acerca das finanças, tendências do mercado, resultados de vendas de um determinado produto e/ou período, retorno sobre investimento e outras informações que vão direcionar essas decisões.

Ao ter informações contundentes em mãos, a tomada de decisão é rápida e eficiente.

 

Projeções futuras
A coleta e análise de dados não serve apenas para fazer um diagnóstico do presente, mas também uma projeção para o futuro. Atualmente, para manter a relevância no mercado e se destacar, é necessário estar sempre um passo à frente.

Com um setor de BI bem estruturado, a empresa pode monitorar o mercado e concorrentes; analisar o comportamento do consumidor ao longos dos anos para antever tendências e, assim, projetar cenários. Essa é a melhor forma de garantir que ela esteja preparada para as mudanças que chegam.

Otimização de tempo e recursos
Ao tomar decisões baseadas na realidade presente e nas tendências para o futuro, a empresa poupa duas coisas importantes: tempo e recursos financeiros.

Tempo porque não vai precisar que uma mudança de fato ocorra para então pensar em como agir diante dela. Se essa mudança já estava no radar, o gestor já sabe o que fazer.

E recursos financeiros porque ao se basear em informações de custos, receita, previsão de entradas e saídas, também evita fazer investimentos inviáveis. Seja ao planejar novas ações promocionais, eventos, expansão do negócio, novas contratações e assim por diante.

 

Como aplicar o BI na prática?
Para colocar em prática uma gestão baseada em dados, observe os seguintes passos:

Saiba com quais dados você quer trabalhar
Não é porque uma informação sobre algo existe que você necessariamente precisa se debruçar sobre ela. O primeiro passo é, de acordo com os objetivos da sua empresa, identificar quais são os dados que precisam efetivamente serem coletados e analisados.

Exemplo: qual é o tempo ocioso da equipe de vendas durante o mês?

 

Escolha uma ferramenta adequada
O software que você vai usar para trabalhar esses dados precisa estar alinhado com as suas necessidades e ter possibilidade de personalização de acordo com o seu projeto. Conheça as funcionalidades das opções disponíveis. No exemplo que citamos, é importante que o software que você vai utilizar consiga levantar essa informação referente a tempo.

 

Estabeleça objetivos e KPIs
O que você pretende ao aplicar o BI? Tenha objetivos claros e, a partir deles, defina os KPIs que serão acompanhados. É isso que vai indicar se a sua estratégia de Business Intelligence está indo pelo caminho certo ou se é preciso fazer ajustes.

Por exemplo: reduzir o tempo ocioso do time de vendas em X% e, a partir disso, aumentar as vendas em Y%, dentro do período Z.

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