Selecionar, comandar e gerir pessoas não é uma arte, é expertise

O primeiro passo para que um projeto dê certo é a escalação do time ideal para executá-lo. Funções, etapas, entregas, medições: tudo depende de pessoas, e ter equipes qualificadas para cada passo não é somente importante, é fundamental para o bom andamento de toda a estratégia de negócios.

Por isso, selecionar, contratar e gerir recursos humanos é tarefa para especialistas. Por quê? Em primeiro lugar, porque o trabalho começa muito antes da definição dos contratados em si, iniciando pela identificação dos gaps reais a serem supridos.

Só um olhar treinado, crítico e especializado será capaz de detectar os gargalos do negócio, idealizando projetos que, de fato, atendam às necessidades das empresas. Lembre-se: nem sempre o que você quer é exatamente o que você precisa.

A partir deste desenho do projeto ideal, em que estará definido o “que” fazer, chegará o momento da execução: o momento do “quem”. E é aí que, entendendo que o maior capital de toda empresa são as pessoas, haverá a necessidade de escalar uma equipe de alto nível, capaz de cumprir cada parâmetro estabelecido para o projeto criado.

 

Como já mencionamos, este é o passo inicial da questão. O que vem a seguir, que passa por manter  as  pessoas  escaladas em constante qualificação, ter uma gestão ativa destes recursos, ser capaz de gerir skills, realizações, motivação, integração, engajamento e tudo o mais que é necessário para que um time funcione de forma produtiva e eficaz é um longo caminho, que pode ser percorrido por duas vias:

– Uma bastante trabalhosa, onerando a empresa com toda esta gestão e tirando seu foco do core business;

– Outra muito mais ágil e eficiente, por meio de um fornecedor especializado no tema, que possa assumir o gerenciamento de pessoal de ponta a ponta e legar à empresa somente o que ela realmente quer e precisa: o resultado satisfatório em cada projeto.

Certamente, a segunda via é a mais rápida em direção ao ganho de produtividade, competitividade e crescimento. Ganhos que a Constat está preparada para entregar.

Para isso, partimos de uma cultura de entendimento das necessidades e gaps das empresas, atuando na camada de desenho de projetos para perfeito atendimento destas demandas e, por conseguinte, na definição, recrutamento, seleção, contratação e gestão de pessoas para as execuções definidas.

Para manter o time afiado, contamos, ainda, com programas  de treinamento EAD  e  presenciais,  tanto para equipes técnicas quanto para gestores, além de termos know how em indicadores, KPi’s e relatórios, o que nos permite manter olho vivo sobre todo o trabalho, mensurando e dando visão sobre as entregas em total alinhamento com as necessidades indicadas como essenciais ao core business das organizações.

Quais as vantagens de todos este acompanhamento? Muitas. Entre elas, a ampliação da capacidade da empresa em melhorar suas operações e sua lucratividade, além de garantir aos gestores o desenvolvimento de vantagem competitiva ao disporem de processos de alocação de recursos em sua função de contabilidade gerencial.

Pessoas são um ativo valiosíssimo. Geri-las da forma correta, buscando a eficácia e a produtividade sem onerar operações e gestores com o desvio de foco, também é. Para tudo isso, conte com a Constat.