Definir objetivos é básico, alcançá-los é método. Conheça a gestão por indicadores

A Gestão de Qualidade – ou Gestão por Indicadores, se preferir – é elemento crucial para assegurar a excelência de processos em uma organização, definindo parâmetros que abrangem toda a cadeia de valor do negócio. Organização interna, relacionamento com clientes e fornecedores: tudo isso pode ser monitorado e aperfeiçoado por meio deste modelo.

Esta excelência é possível por meio dos KPIs (os indicadores-chave de performance) que nortearão os objetivos e métricas dos projetos dentro de sua organização. Mais especificamente, eles serão as “réguas” pelas quais será mensurado o alcance dos objetivos de uma equipe, departamento, ou de sua empresa como um todo.

Contudo, definir estas metas exige planejamento e know-how. As demandas, tanto as internas quanto externas, de sua empresa, precisam ser organizadas e estruturadas dentro de objetivos palpáveis, entregáveis. Isso é fundamental para definir prazos e prioridades em sua companhia.

Estes indicadores podem ser de das mais variadas naturezas: podem ir do seu setor de vendas, com informações como ticket médio e taxa de conversão de leads, até o time de atendimento e pós-venda, medindo tempos de resposta e taxa de resolução de chamados.

Cada organização tem suas características e demandas mais urgentes, e com um mapeamento bem realizado, cada entregável pode ser listado da melhor forma. Este trabalho envolve a colaboração de todos os setores de uma empresa, pois muitos objetivos envolvem tarefas que perpassam diversos departamentos.

Outro ganho importante da gestão de qualidade é a assertividade no acompanhamento destas métricas. Com um monitoramento rigoroso dos indicadores e seus prazos, se torna mais fácil para os gestores identificarem os gaps de processos ou nos produtos, ganhando agilidade na tomada de decisão para corrigí-los. É um recurso único para sua empresa ter o diferencial competitivo em corrigir cursos e estar sempre à frente da curva em termos de qualidade, com uma responsividade de gestão quase imediata.

Em resumo, os indicadores de performance dão aos gestores a capacidade interna para definir suas metas e suas prioridades para atingir o sucesso desejado. Contudo, isso depende da construção de objetivos factíveis e mensuráveis na realidade de cada negócio.

Estamos falando de um trabalho que requer planejamento e um conhecimento profundo de como a empresa está e onde ela deseja chegar. Inclusive, contar com uma perspectiva externa pode ser de grande ajuda na criação desta gestão.

A Constat conta com um time especializado e multidisciplinar de profissionais, com o know-how para analisar, diagnosticar e planejar os objetivos e métricas que mais fazem sentido para o progresso de seu negócio.

Este investimento vai além do método, também passando pela gestão de pessoas e a construção de uma cultura interna focada em resultados. Como apoio nesta transformação, a Constat gera relatórios executivos, analíticos e gerenciais, que podem ser definidos como uma apresentação sistemática de informações relacionadas ao core business de uma empresa dentro de um determinado período de tempo. Esse acompanhamento tem várias vantagens, pois ampliam a capacidade da empresa em melhorar suas operações e sua lucratividade.

Entre em contato conosco e saiba mais como a implementação de indicadores pode ser uma revolução na gestão de suas equipes e processos.