É do Jeito Constat que trabalhamos para os dias voltarem… Ou sejam melhores
Essa é uma news que o Jeito Constat jamais enviaria. Mas temos de nos adaptar e, principalmente nos sensibilizar com a situação do nosso Estado. A situação do nosso Rio Grande do Sul, que pede movimentação, união e solidariedade, pede também informação, e é isso que trazemos hoje, para quem puder ajudar.
Um canal que gostamos de compartilhar, pois temos total confiança, está recebendo doações de recursos a serem direcionados para o auxílio digno aos milhares de irmãos e irmãs que precisam de nós: a campanha liderada pelos amigos da SUCESU-RS, que anualmente recolhe cobertores para agasalhar pessoas necessitadas nos meses de frio, e este ano se redesenhou em função do cenário atual, destinando recursos para as vítimas das enchentes no RS.
Nesta frente, a contribuição pode ser feita pelo PIX 13187503004 (CPF), em nome do grande amigo e muitas vezes líder de iniciativas solidárias em nosso Estado, José Inácio Fritsch.
Esta é uma ação que vai beneficiar diretamente as famílias afetadas e indicadas por colegas do setor de TI nas várias regiões do Estado. Ela se soma a muitas campanhas que também estão sendo realizadas em prol do RS, inclusive, de vários outros estados, e que merecem nossa visibilidade e gratidão. Acompanhe algumas:
Santa Catarina: Estado vizinho e também afetado pelas intempéries climáticas, enviou equipes de resgate, alimentos, água potável e materiais de limpeza para as áreas atingidas.
Paraná: ofereceu suporte logístico, enviando caminhões e equipes para ajudar no transporte de suprimentos e na evacuação de pessoas em áreas de risco. Enviou também caminhões de mantimentos recolhidos por instituições da sociedade civil.
São Paulo: através da Defesa Civil e de ONGs, mandou equipes especializadas em resgate, medicina e assistência psicológica para ajudar as vítimas das enchentes.
Rio de Janeiro: mobilizou voluntários e recursos para arrecadar doações de roupas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, enviando esses itens para os abrigos no Rio Grande do Sul.
Minas Gerais: além de doações de itens diversos, todos necessários aos desabrigados, também disponibilizou profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos, para atuar nos centros de atendimento às vítimas.
Goiás: Enviou engenheiros e técnicos para auxiliar na avaliação dos danos estruturais nas áreas afetadas, contribuindo para o planejamento da reconstrução.
Bahia: disponibilizou recursos financeiros para a compra de alimentos, medicamentos e outros itens de primeira necessidade.
Rio Grande do Norte: enviou voluntários capacitados em ações de ajuda humanitária para auxiliar no atendimento às famílias desabrigadas e na distribuição de mantimentos.
Ceará: realizou campanhas de arrecadação de fundos e promoveu eventos beneficentes para angariar recursos em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Pernambuco: além de doações materiais, disponibilizou abrigos temporários e estruturas de atendimento médico emergencial para acolher os desabrigados.
Grande é o RS, grande é o Brasil, grande é a tragédia e também grande, a união. Forças que se somam, esperança que se constrói em dias melhores que virão.
E é com base nessa mescla de dor e crer que nós, da Constat, nos inspiramos para compartilhar com todos os que sofrem um texto que criamos pensando nas perdas, todas elas irreparáveis, e no sentimento de reconstrução que, em muitos casos, é o único alento para continuar:
Não são só bens materiais
Vão-se os anéis e ficam os dedos, mas não, não eram só bens materiais.
Era aquela smart tv que o pai, com sacrifício, comprou para que, junto com os filhos, pudessem assistir a final da Libertadores.
Era o jogo de sofá que aquela mãe namorou o ano inteiro, que economizou todos os centavos e se esforçou para comprar só para que, ao chegar em casa, depois de um cansativo dia, não encontrasse a filha sentada no chão frio da sala assistindo TV.
Não eram só bens materiais...
Era aquele carro, era aquela moto, que o rapaz ou a moça conquistou, trocando viagens e baladas por dias e noites de trabalho.
Era aquele álbum de fotografias que imprimiam histórias de uma geração inteira...
Não eram só bens materiais...
Eram sonhos realizados depois de muito suor naquela loja, naquele consultório, naquele escritório, naquela oficina, naquele atelier.
Era a compra do mês...
O material escolar...
A roupa nova que ganhou no Natal...
A boneca preferida…
O carrinho que passou do pai para o filho...
Não eram só bens materiais!
Era a casa que abrigava uma família.
Vão-se os anéis e ficam os dedos
Podemos até concordar com este "ditado" no sentido pleno da gratidão. Mas só quem PERDEU TUDO é que sabe o preço que cada anel lhe custou.
Um sentimento que não se explica! E deste sentimento, a Constat compartilha, sabendo que muitos dos nossos colaboradores foram diretamente afetados, outros indiretamente, outros não. Mas para todos, o que se sente é único: dor pelo quadro atual, solidariedade, esperança por dias melhores. Sigamos juntos, pois somos um povo capaz de se reerguer, de formar em anéis entrelaçados os elos que, unidos, reerguerão nosso RS.
Conexão pelo RS
Um dos grandes desafios do momento atual é o escoamento da produção de marcas que vendem no RS. Se você puder, compre de marcas como Euro Consultoria, Líder Notebooks, Ailos, CarHouse, Midea Carrier, AGCO, Voke, Braskem, GrupoA, Sicredi, Getnet, Creditá, cujo trabalho conhecemos e apoiamos. Entre tantas outras marcas gaúchas, que sabemos ter o mérito de receber seu suporte no momento atual. Vamos juntos!
Previsão do Tempo
O frio persiste na sexta-feira, 17, no Rio Grande do Sul, com temperaturas baixas em todas as regiões. A condição de chuva continua, principalmente na metade norte do estado, com resquícios de umidade e possibilidade de garoa no sábado, quando o sistema começará a se afastar.
Descubra a previsão do tempo para a sua cidade aqui.