4 maneiras pelas quais o BPO pode transformar a sua empresa

Quando falamos da terceirização de processos de negócio – o famoso BPO – não estamos falando de uma novidade no mundo empresarial. À medida que o mercado vem se tornando cada vez mais competitivo, mais empresas investem em estratégias para reduzir custos e ganhar maior eficiência operacional, sem deixar de entregar serviços e produtos de qualidade para seus consumidores. É um desafio que pouco mudou, mas por sua vez, as táticas e modelos de BPO nunca param de se atualizar.

Empresas de todos os portes hoje encontram alternativas para reduzir seus gastos capitais (Capex)), enquanto otimizam a produtividade de suas organizações. Segundo dados da consultoria internacional MarketsandMarkets, a adoção de BPO pelas empresas deverá fechar 2020 com $ 4,71 bilhões em investimentos. Para você ter uma comparação, em 2015 esse montante ficou em US$ 1,62 bilhão.

Os números mostram como as empresas desejam colocar seus recursos internos no core business do seu negócio, eliminando processos que consomem tempo e dinheiro e eliminando complexidades desnecessárias. Entretanto, onde é que tudo isso pode fazer uma grande diferença para a sua operação? Para explicar, listamos quatro maneiras em que o BPO pode impactar e transformar a sua companhia.

  1. Entregar melhor atendimento e experiência de cliente e ser mais competitivo

O BPO é um grande aliado das empresas, quando se trata de empregar inovação e metodologias para entregar o melhor atendimento, serviços e produtos, seja qual for a demanda de seu público-alvo. Ao escolher um parceiro com know-how nos processos a serem terceirizados, seu negócio tem muito a ganhar em qualidade das experiências prestadas, entregando melhores interações e mais eficiência em atendimentos e serviços.

  1. Mais agilidade e eficiência de custos no outsourcing de processos críticos

Deixar o help desk e outras operações consideradas não críticas são tendências cada vez mais populares, mas o mercado de BPO hoje também está preparado para assumir processos que antes jamais sairiam de dentro das companhias. No caso dos setores de TI, hoje é possível ter uma operação mínima in-house, contando com o apoio de parceiros altamente especializados para garantir ambientes robustos e escaláveis para sua organização. É uma medida que atende à necessidade de agilidade, automação e eficiência de custos para garantir a competitividade do negócio.

  1. Um foco cada vez maior no seu core business

À medida que preocupações como serviços ao cliente, call centers e suporte técnico se tornam responsabilidade externa, negócios tem a oportunidade de otimizar seus processos internos, reorganizando suas estratégias com um foco único: a essência da empresa, o tal do core business, . Isso significa maior capacidade de investimento, alocação de recursos humanos e tempo para melhorar seus produtos e serviços. É uma oportunidade “de ouro” para entregar maior valor e ser mais competitivo, sem deixar de manter a alta produtividade em seus procedimentos interno.

  1. Oportunidade para colocar os dados no centro da gestão

Entre sistemas de relacionamento com o cliente e aplicações de gestão, hoje as empresas estão coletando dados como nunca, criando novas formas de saber mais sobre sua operação e tomar decisões assertivas com base nesses insights. Essa oportunidade faz parte do modelo nas melhores companhias de BPO, que fundamentam seus processos na utilização dos dados e, consequentemente, entregam melhores resultados.

Com uma cultura data-driven em seu BPO, empresas tem a segurança para acompanhar indicadores e métricas que mostram qualidade em seus processos terceirizados. Além disso, elas possuem um caminho para trazer ainda mais valor ao seu core business, utilizando informações para tornar ainda mais assertivas as suas ações internas e tomadas de decisão.

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